O Acervo da Biblioteca
Estantes do Acervo |
O valioso acervo especializado em artes plásticas, arquitetura, história da arte, design, fotografia e eventos afins, é composto de aproximadamente 69.000 volumes entre livros, livros raros, catálogos de exposições, periódicos, teses e boletins de museu.
Livros e catálogos
O acervo de livros e catálogos é composto de aproximadamente 40.000 volumes. Deste total, 19.805 itens estão catalogados e registrados no Catálogo Online, disponível para consulta no Site
Revistas e Boletins
O Cruzeiro, n.1, 1928 |
O acervo de revistas e boletins é composto aproximadamente de 20.000 volumes. Entre as revistas brasileiras e estrangeiras que fazem parte do acervo da biblioteca podemos citar: a coleção completa da revista “O Cruzeiro”, Habitat, Mirante das Artes, Senhor, Domus, Paragone, Casabella, Gazette des Beaux Arts, L’ Architecture d’Aujourd’hui.
Obras raras
Entre 2005 e 2006, o acervo de obras raras foi organizado através de um projeto financiado pela Vitae, incluindo o processamento técnico e a preservação das obras.
O acesso à essas preciosidades é restrito, sendo necessária uma solicitação de consulta por escrito à Biblioteca. As obras raras estão cadastradas no Catálogo online. Atualização do Acervo
Este acervo de especial importância para as artes vem se desenvolvendo através de doações e do intercâmbio de publicações mantido com instituições congêneres nacionais e estrangeiras, entre as quais podem ser citadas: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado - São Paulo, Itaú Cultural, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Fondation Pierre Gianadda (Suiça), Fondazione Mazzotta (Itália), The Dayton Art Institute (EUA), The Detroit Institute of Arts (EUA), National Gallery of Art (EUA), Yokohama City Art Museum (Japão), Kunstmuseum Wofsburg (Alemanha).
Nos últimos anos a Biblioteca e Centro de Documentação cresceu em média 12% por ano, considerando os volumes recebidos entre livros, catálogos e periódicos.
Centro de documentação
Centro de Documentação |
Além do acervo bibliográfico, uma das particularidades da Biblioteca e Centro de Documentação se refere à existência de documentação iconográfica constituída de posters, fotografias, calendários, fitas vídeo, CD-ROMs e de dossiês sobre a vida e obra de artistas nacionais e estrangeiros.
Arquivo
Arquivo Histórico Documental |
O Arquivo Histórico-documental e o Arquivo Histórico-fotográfico foram incorporados à Biblioteca e Centro de Documentação do MASP na década de 1990, visando melhor conservação e organização, e também facilitar seu acesso para o pesquisador.
Arquivo Histórico Fotográfico |
O Arquivo Histórico-documental inclui os arquivos Assis Chateaubriand (cartas, documentos, fotografias, artigos, etc.) e o da História do MASP (documentação de mais de 50 anos de atividades do museu). Já o Arquivo Histórico-fotográfico é composto de fotografias de exposições e eventos realizados ou relacionados ao Museu desde sua criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário